terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Acessórios da pilcha: os relhos

 Texto mandado pela Viviane Lima:

TIPOS DE RELHOS


Instrumento para açoitar os animais, usado pelos campeiros, cavaleiros, estritamente é uma pulseira de couro chamado *FIEL*, que tem pendurado um cabo e na ponta um pedaço de couro que pode ser trançado, tira de couro sovado ou cru. Nos entreveiros de campanha também usado como arma.


*CHICOTE: * Tem o curto, cabo longo com uma talinha na ponta usado por militares e jóqueis (tala de carreira) e tem chicote longo, usado por tropeiros também chamado de Relhador. O Tero-tero ou quero quero é um pequeno chicote.


*REBENQUE:* Chicote com tala curta, alguns com cabos trabalhados. Chamam também de relho Soiteira, cuja palavra tem origem na palavra AÇOITE.

 Variação chamado Cola de Vaca, tem a tala dividida em vários tentos


*MANGO:* Relho pesado e grosso, cabo de madeira pode ser forrado ou coberto com trança e a tala açoiteira é uma tira de couro cru.


*MANGUEADOR:* É um cabo com uma argola na ponta, no qual se coloca um sovel do tamanho desejado.


*RABO DE TATU:* Relho grosso, tem como característica uma argola grande que prende o cabo com uma parte  flexível trançada e depois a tala uma tira de couro. Existe uma variação que chamam de Guacha.


**RELHADOR, ARREADOR OU ENCHIQUEIRADOR:  **Relho com cabo de madeira, com uma longa açoiteira, também chamado de chicote por muitos.


*CHIBATA:* Rebenque antigo, muito usado na época da escravidão, tinha três açoiteiras com bolas nas pontas, geralmente botões de couro.

Fonte:

Prof. Beraldo Figueiredo 


MÃO GAÚCHA – MANUAL DE ARTEFATOS FEITOS PELAS MÃOS DOS GAÚCHOS.

 Livro editado  pela Fundação Gaúcha do Trabalho – Renato Weber Siqueira e Fernando Jorge Uberti



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chimarrão: queda do consumo durante a pandemia

 Crise, calor, mudança de hábitos: por que o consumo de chimarrão caiu 15% no RS Setor ligado a uma das principais tradições gaúchas sofre c...