Colaboração: profe Laureana
O MESTRE DE DANÇAS TIO BELIZÁRIO
É um dos grandes informantes das nossas danças.
Estamos falando do Sr. Agostinho Manoel Serafim, conhecido como "Tio Belizário".
Tio Belizário nasceu em 1893, na localidade de São José-SC, sendo seus avós gaúchos, naturais de São Francisco de Paula (Fazenda dos Ausentes), atual São José dos Ausentes-RS. Com eles aprendeu diversas danças folclóricas.
Passou a residir em Vacaria no ano de 1943, iniciando a transmissão do seu vasto repertório de danças, que aprendera com seus avós.
Desenvolveu igualmente, a atividade artística de gaiteiro, havendo informes de contemporâneos de que era exímio executante, dominando " desde as primitivas gaitas de chaves de botões e dois baixos, até as últimas criações do gênero".
Tio Belizário foi convidado, por Sebastião Peixoto, para ensinar a invernada Artística do CTG Porteira do Rio Grande (Vacaria-RS).
Dedicou mais de 50 anos de sua vida ensinando os catarinenses e rio-grandenses mais de 40 danças folclóricas, muitas das quais são apresentadas pelos Centros de Tradições Gaúchas até hoje.
Importante salientar a importância da contribuição de sua esposa Dona Iria, sempre presente nessa jornada, auxiliando nas suas instruções, lado a lado com o nosso mestre.
São alguns dos temas:
Bem-te-vi, Rilo, Xote Solado,Tirana Grande, Careca Caiu N' água. Chimarrita, Girassol, Alecrim, Serrote, Xote de Duas Damas, Maçanico, Ratoeira, Anú, Chimarrita Balão, Feliz Amor, Sarrabalho, Siscadinho, Tatu, Balaio, Xote Carreirinha de José Fragoso, José Gomes, Valsa das Cadenas, Chico Sapateado, Sapateio, entre outras.
Agostinho Manoel Serafim era recordado por todos que o conheceram, e mostrando seu espirito participativo, tornou-se um grande colaborador das escolas de Vacaria.
Conforme depoimentos da Sra. Dalva Soldatelli e do Sr. Dorneles Kramer de Abreu tio Belizário ministrava suas aulas sem remuneração alguma.
A convite de Marciliano Rodrigues, membro da patronagem do CTG Tropeiros da Amizade, no qual situa-se na cidade de Santa Cruz do Sul-RS, Tio Belizário passou a ensinar danças para a invernada artística daquela entidade em 1959. E após no CTG Lanceiros de Santa Cruz.
"Agostinho Serafim, desde pequeno dedicou-se a cultuar a música, fato que o levou a estar junto com a fundação do CTG Porteira do Rio Grande, que tornou-se o primeiro acordeonista das danças folclóricas".
Podemos concluir que suas contribuições e informações foram sem dúvida muito importantes para o cenário tradicionalista.
Fonte:
-Acervo Tropeiros da Tradição.
-Acervo IGTF
-Obra "Porteira do Rio Grande CTG e sua História" de Luiz Carlos Bossle da Costa.
Informações adicionais sobre o tema na obra BAILARES GAÚCHOS DE ANTANHO de José Moacir Gomes dos Santos e Rodrigo Gil Ribeiro em fase final de edição.
Conjunto Folclórico Tropeiros Da Tradição 67anos
29/06/1953
Nenhum comentário:
Postar um comentário